[Liga Zon Sagres] SL Benfica 2 - 0 FC Porto


Havia quem dissesse que o Porto ia jogar hoje. Como não quis desconfiar disso, arranjei forma de ver o jogo do Benfica transmitido por essa fornecedora de conteúdos desportivos imparcial, impoluta e sempre desinteressada que é a Benfica TV. Vi uma equipa entrar em campo vestida de azul e branco e ainda me pareceu conseguir identificar o Fernando mas os outros não me pareceram jogadores do Porto e mais tarde concluiria que não eram.

Não eram porque uma equipa do Porto não entra no campo do rival sem agressividade, sem garra e sem vontade de derrotar o adversário. Não entra a falhar passes atrás de passes, intersecções, domínios de bola, cruzamentos e cortes. Não entra como se de um treino se tratasse. Uma equipa do Porto entraria com vontade de comer relva, de pressionar alto, de ganhar cada lance na raça. Uma equipa do Porto dá a volta às adversidades, cria oportunidades, agiganta-se perante cenários difíceis. Não foi isso que vi hoje.

Mas para ser justo, reconheço que seja difícil ao Paulo Fonseca perceber o que é o Porto. Vem de clubes pequenos, não é adepto e não percebe a nossa dimensão. Só dessa forma se explica o cruzar de braços durante um jogo inteiro em que o "Porto" é dominado pelo adversário. Depois é teimoso, engana-se a ele próprio conferência de imprensa atrás de conferência de imprensa com lendas de futebol ofensivo. Insiste em jogadores que não rendem e não justificam essa aposta como o Licá e o Otamendi, insiste num sistema táctico obsoleto e que não dá, nem vai dar, resultados e destruiu uma filosofia de jogo dominadora e que dominava o futebol português há três anos. E vai ser difícil recuperar animicamente (e não só).

O Porto e o nosso estagnado sistema táctico depende do médio ofensivo para construir jogo. Desde o jogo contra o Braga que dependemos 100% da inspiração do Carlos Eduardo e qualquer treinador que se orgulhe de o ser vê facilmente que ao colocar um jogador a marcá-lo, anula todo (ou quase todo) o jogo ofensivo do Porto. Isso, aliado aos constantes passes falhados pelos defesas no início da construção e às suas falhas de concentração, faz com que o Porto não consiga sair com a bola controlada da defesa ao ataque. Recorre-se então aos passes longos que têm como único destino viável a ilha Jackson, ilha essa perdida entre o mar de defesas das equipas que jogam contra nós. E são 15 jornadas disto, sem tirar nem pôr. Só mudam os protagonistas.

De jornada em jornada esperam-se que os erros sejam corrigidos e não saímos do sítio porque temos um treinador que não quer identificar a origem dos problemas. Ou então quer mas não tem humildade para reconhecer que falhou, quer na alteração da filosofia de jogo, quer na insistência em jogadores que não merecem vestir a camisola. E se assim é, não é justificável o adiamento do término de relação contratual que nos liga.

Quanto à análise ao jogo, pouco mais há a dizer. Domínio do Benfica, que aproveitou muito bem os factores casa e Eusébio, a apatia generalizada da equipa do Porto e os constantes erros individuais dos defesas e médios. Uma arbitragem atrapalhada, inconsistente e incompetente do Artur Soares Dias, com um penalti por marcar para o benfica e dois para o Porto (Danilo e Quaresma), uma expulsão ridícula do Danilo, com um critério largo no início e excessivamente apertado no fim e com total desconhecimento do que significa a lei da vantagem.

Quanto ao Porto, espero vê-lo de volta num próximo jogo, de preferência orientado por outro técnico que consiga recuperar psicologicamente uma equipa que outrora dominou tudo e todos em Portugal.

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

4 comentários

  1. Mais uma vez que o Futebol Clube do Porto não se apresentou em jogo. Mais uma exibição miserável dos nossos jogadores e do nosso treinador sem ideias.
    Não sei como se vai aguentar este treinador até ao fim da temporada.
    Há muito treinador desempregado que de olhos fechados fariam melhor do que o palminhas.

    ResponderExcluir
  2. Nunca pensei ver um treinador pior que Octávio Machado ou Couceiro no meu clube tão cedo. Infelizmente enganei-me.

    Não vejo acontecer um despedimento antes do tempo, a não ser que tenham estado a negociar com AVB este tempo todo, pelo que só nos resta esperar pela próxima época.

    PS: Vai uma aposta que no próximo jogo no Dragão vão estar menos de 15 mil pessoas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente concordo e parece que esta época nos vamos ter que contentar com uma equipa que vai ao estádio dos rivais rezar para não perder por muitos. É triste.

      Excluir
    2. Muita razão caro anónimo..infelizmente para todos nós.
      Quanto à saída do treinador até esperava que já nem fosse ele a dar a habitual palestra do treino de hoje.

      Quanto ao P.S. acredito mesmo que vão estar poucas pessoas no Dragão no domingo. Eu serei um dos que lá irei estar em principio, só espero não me arrepender.

      Excluir